A falta de tecnologia na hotelaria cria várias situações inconcebíveis, pois a cada necessidade, gera uma solução imediata porém nem sempre de forma racional e os executivos sem conhecimento de causa, decidem como se fossem a grande solução para seus negócios.

Isso ocorre com o motor de reservas que muitas empresas vendem como se fosse a solução comercial do hotel, pois na falta de uma tecnologia de gestão nos empreendimentos aparecem as soluções mágicas, colocando um ícone na home page do hotel, que reencaminha o hóspede para uma home page do proprietário do motor de reserva, realizando a mesma, baseada nas condições cadastradas no anteriormente.

Neste caso, por meio eletrônico o motor de reservas envia um email ao hotel da reserva solicitada e naturalmente cobra a comissionamento ou valor fixo.

Existem OTAs que colocam este motor, sendo necessário o hotel acessar a home do mesmo e preencher os dados necessários de bloqueios e tarifas e compete ao hotel a divulgação de sua home page, aí o hóspede é redirecionado para OTAs que realiza a reserva enviando um e-mail para o hotel, posteriormente cobra a comissão de venda de 13% até 30%.

Concluímos então, que o hotel capta o cliente e envia à OTAs que envia o e-mail da reserva cobrando o comissionamento.

É uma situação esdrúxula ou não?

Tudo isso pois o hotel possui um sistema da década de 80, com um servidor local, quando a internet já existe a mais de 20 anos e ele ainda não está na WEB, e, pensa que ter uma home page estática é sinal de estar na WEB, até parece que nunca usou um sistema na Web como fazer reservas nas empresas aéreas, compras nas lojas virtuais ou principalmente gerindo o seu bem mais precioso que são as movimentações nos bancos de recursos financeiros ou particulares em grande volume.