Hóspede faz check-in na recepção do hotel.

Você sabia que há uma lei que obriga hotéis e pousadas de todo o Brasil a declararem a movimentação diária de hóspedes por meio da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH)? As informações da ficha, colhidas no check-in, devem ser, posteriormente, enviadas ao Ministério do Turismo através do Sistema Nacional de Registro de Hóspedes (SNRHos). O mecanismo criado pelo órgão visa mapear e tornar o levantamento de estatísticas sobre o turismo no país mais eficiente.

No entanto, o cadastro dos hóspedes de seu hotel pode servir para muito além de uma prestação de contas e o cumprimento de uma obrigatoriedade. O registro de dados das pessoas que buscam pelo seu estabelecimento é de grande valia para ações de marketing, proximidade e relacionamento com o cliente. Para mostrar algumas maneiras de usar a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes a favor do seu hotel, preparamos este artigo. Continue a leitura.

Ações de marketing mais assertivas

Não importa o tamanho do seu hotel ou pousada, para ter um bom desempenho é importante saber e entender qual seu público alvo, ou seja, saber por quem e como ele é formado. Neste caso, uma boa ferramenta para prover as informações como nome, data de nascimento, e-mail, telefone, cidade de origem, gênero, nacionalidade, é o cadastro de hóspedes realizado no momento do check-in.

Com esses dados pessoais em mãos, já será possível analisar e traçar um perfil de quem procura pelo seu negócio. Assim, as ações de marketing podem ser desenvolvidas com muito mais assertividade e direcionamento. Você sabe com quem está falando.

Mimos especiais e promoções exclusivas para agradar

Conhecendo seu público, você pode lançar mão de algumas iniciativas de relacionamento que estabelecem vínculos e aproximam o hotel do seu hóspede. Um exemplo é oferecer um mimo exclusivo no dia do aniversário. Outra sugestão é manter o contato, de maneira educada e com parcimônia, via telefone, por ligação, SMS ou WhatsApp, para envio de novidades, promoções exclusivas e pacotes personalizados em datas especiais. Caso seu hotel tenha um blog, você pode ainda utilizar os dados cadastrados para desenvolver conteúdos que tenham relevância e despertem interesse de seus clientes.

As informações básicas sobre seu público ajudam e muito a dispor de serviços diferenciados. Com a concorrência cada vez maior e as exigências dos hóspedes seguindo o mesmo caminho, ter um atendimento especial fideliza seu cliente e, mais do que isso, ressoa, por meio da propaganda boca a boca que ele fará para amigos e parentes, trazendo novos e mais hóspedes.

Como agilizar o cadastro e não prolongar o check-in?

O hóspede, muitas vezes, chega cansado ao hotel e tudo que quer é ir para o quarto descansar. Ou então, quer sair logo para curtir a viagem e conhecer os lugares novos. Para tornar o processo de registro mais rápido, o estabelecimento pode enviar a ficha com antecedência por e-mail e solicitar a entrega do documento preenchimento na hora do check-in. Assim, evita-se tumulto e impaciência na hora da chegada do hóspede.

Há casos em que a pessoa não quer fornecer as informações solicitadas por acreditar que serão utilizadas de forma incorreta ou para incomodá-lo. Sendo assim, o melhor é não insistir. Com o tempo e a confiança durante a hospedagem, o hóspede pode ficar mais à vontade e seguro para passar os dados. Você pode solicitar depois, quando sentir o momento mais favorável. Os funcionários do hotel também podem ficar atentos e ajudar na construção dessa base de dados estratégica, já que ficam em contato constante com o hóspede.

A Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) pode parecer, à primeira vista, uma burocracia, mas se olhada por outros olho e utilizada de forma mais abrangente, pode se mostrar um instrumento valioso. Nosso PMS oferece a possibilidade do envio online deste documento para o hóspede, seu preenchimento online e envio online para o MTur, via webservice (serviços adicionais).